As propostas do concurso com a University of Miami School of Architecture

 

Depois do lançamento do concurso entre os alunos da University of Miami School of Architecture (U- SoA), coordenados pela professora Veruska Vasconez, a BAMER apresenta agora os projectos a concurso, dos quais será escolhido o vencedor em Setembro.

Explorando o tema do silêncio, as propostas dos alunos de arquitectura abordam a questão da poluição sonora, apresentando conceitos para as mais variadas situações:

Alec Rodriguez - Inspirada pela natureza, esta proposta (“Natura Nest”) tem como intenção criar um refúgio sereno para os Parques Nacionais, dando aos seus visitantes a oportunidade de experienciar a tranquilidade da paisagem sem a intrusão de sons exteriores.

Angela Wilk - Este projecto transcende os limites da geografia, trazendo a essência de vários climas da Terra até à sua porta. O conceito do “Climate Transformative Silence Pod” pretende oferecer uma experiência sensorial, imergindo os visitantes em climas de neve, praia ou florestas tropicais.

Arié Haddad - O “Silence Pod” pretende oferecer uma solução concreta para o ruído no maior parque urbano de Miami, o The Underline. Este refúgio urbano pretende ser uma solução para os sons associados ao tráfego e ao Metro que atravessa esta área da cidade.

Bennett Resnick - Navegar num ambiente escolar repleto de estímulos sonoros pode ser um desafio para as crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). O “Nook” oferece um espaço seguro, calmo e terapêutico, onde as crianças se podem retirar e gerir o excesso de informação sensorial.

Karla Alarcon - Desenvolvido para os visitantes dos parques urbanos, que pretendam um espaço tranquilo para se focarem, o “Pod” foi pensado para ser uma estrutura multi-funcional onde se pode trabalhar, relaxar ou reflectir.

Kean O’Connor - Os espaços de trabalho e ensino em open space podem ser ruidosos e confusos, tal como Thomas P. Murphy Design Studio na Universidade de Miami. O conceito do “Silent Pod” oferece uma solução para este problema com a sua estrutura modular sobre rodas, onde os alunos podem trabalhar individualmente ou em grupo num ambiente com elevada qualidade acústica.

Lara Connolly - O “Silence Pod” foi desenhado para ser um ‘santuário’ de silêncio em instituições de ensino e escritórios. Idealizado para uma utilização individual, o casulo fomenta a criatividade e produtividade através de um design holístico que promove o bem-estar.

Lares Monge - A prática da música necessita de silêncio e de um espaço dedicado para que os músicos possam desenvolver as suas capacidades. O “Acoustical Studio Silence Pods for Musicians” proporciona um ambiente sereno para estes artistas com a sua estrutura acusticamente isolada, pensada para ensaiar ou gravar.

Matthew Jaramillo - A poluição sonora pode provocar efeitos adversos na saúde e no comportamento, em especial nas comunidades mais vulneráveis, onde o acesso a ambientes de ensino serenos é difícil. Desejando contrariar esta realidade, o “Silence Pod” contribui para a renovação urbana com a criação de uma estrutura de fácil transporte que pretende inspirar e dar uma oportunidade às crianças destas zonas empobrecidas.

Nicolas Pinzon Granados - O nome do “Dreamer Pod” diz tudo, foi desenhado para nos fazer sonhar enquanto nos isolamos do caos do mundo exterior. Pensado com uma base que insufla e eleva a estrutura fixa, o pod cria uma bolha onde podemos encontrar um ambiente harmonioso e ter uma experiência única e imersiva.

Sebastián Alarcón - O “Silent Pod” foi desenvolvido para ser utilizado nos mais variados ambientes interiores e exteriores. A estrutura tem uma cobertura deslizante em forma de arco que pode ser ajustada à necessidade de cada utilizador. Através deste sistema, é possível calibrar o campo visual, a intensidade da luz ou som, criando uma experiência única para cada pessoa.

 
Alvaro Ramos